Tudo o que está escrito nas obras de Allan Kardec foi ditado por Espíritos da Verdade?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tudo o que está escrito nas obras de Allan Kardec foi ditado por Espíritos da Verdade?

Mensagem  Taprobana em Ter Jan 27, 2009 2:47 pm

Olá amigos!

Após ultrapassar um período de reflexão acerca deste tema, chegou a altura de expor à vossa apreciação a racionalidade assertiva ou não do que transcrevo.

Como é possível existir vida encarnada em todos os planetas se a ciência diz que não há? Nesse caso que tipo de vida aí existe?

Este tipo de dúvidas chegam até nós, porque aparentemente, nos foram transmitidas algumas informações constantes nas obras de Kardec, desprovidas das necessárias explicações lógicas e de enquadramento racional e científico.

Este facto leva a que se sinta a necessidade de encontrar respostas que complementem áreas de informação, não devidamente objectivada.

Observando então o princípio da honestidade intelectual, observando o princípio da liberdade racional, tentando manter uma posição livre e descomprometida, não submissa a ideias e valores subjectivamente adquiridos, não fazendo das obras da codificação espírita um suporte de uma crença cega e inabalável acerca de tudo o que ela contém, não nos resta outra alternativa que não seja o de colocar este tipo de informação no mesmo local onde devem de estar todas as outras que carecem de explicação: na prateleira do desconhecido.

O que se observa, é que na codificação espírita, todas as questões relacionadas com o nosso universo de existência, relacionadas com tudo aquilo que de facto tem utilidade para a nossa evolução, foram-nos transmitidas de tal forma, que não nos resta a mínima duvida acerca da sua veracidade, acerca da sua elevação, acerca das razões porque foram transmitidas, acerca da forma como as coisas se processam, sendo possível ai reconhecer a elevação suprema sempre enquadrada com a palavra amor.

Os espíritos ensinaram-nos, e muitos de nós o podem constatar pessoalmente através do seu exercício, que os mecanismos da mediunidade são ainda complexos para o nosso entendimento. Sabemos sem sombra de dúvida, das imensas possibilidades que existem das mensagens transmitidas não serem sempre exactamente aquelas que o espírito que comunica pretende transmitir. Conhecemos pelo estudo e pela prática, que nem sempre o médium está completamente ausente, nem sempre consegue transmitir as coisas de forma a que estas não sejam adulteradas pela sua própria e inconsciente intervenção. São os próprios espíritos que se queixam deste “ruído” nas comunicações.

Sabemos também, que a espiritualidade superior tem todo o seu interesse focado nos assuntos que de facto sejam úteis para a evolução da humanidade. Seria para nós inimaginável que Jesus ocupasse o seu tempo a explicar-nos a forma como as coisas se processam, sem que isso de forma alguma estivesse relacionado com a nossa própria elevação, sem que esses ensinamentos estivessem envoltos na esfera do seu imenso amor.

Não me parece ser de todo irreflectido admitir, que aquando da codificação do espiritismo, a curiosidade natural do ser humano não estivesse presente no sentido de aproveitar a oportunidade, de forma a tentar saber e conhecer as obras de Deus, sem que para isso tenham realizado qualquer esforço no sentido da descoberta e do conhecimento.

Este tipo de revelação não parece estar enquadrada com aquilo que sabemos ser a transmissão da verdade que desde sempre ao homem foi dada a conhecer pelos espíritos de luz que por aqui encarnaram.

O conhecimento do facto da existência ou não vida em outros planetas, e de que forma ela se desenvolve, parece ser do domínio da ciência. Essa resposta e outras dentro desta área do conhecimento, deverá ser obtida a seu tempo fruto, fruto do esforço da humanidade para o consumar desse objectivo e não serem “oferecidas” pela espiritualidade.

Não parece ser de todo impossível, tal como acontece hoje com aqueles que exercem a mediunidade, que a espiritualidade que assiste às respostas a este tipo de questões, não seja a mesma que responde à questão de elevação suprema:

- Qual o caminho do amor?

Respondem os espíritos nas obras de Kardec, que esse caminho é possível encontrar através do conhecimento da nossa condição, da imortalidade da nossa alma, nos motivos que nos levam a vivenciar vidas de sacrifício, de sofrimento, nas informações acerca das perspectivas que se abre sobre todos nós na certeza da felicidade vindoura, na inevitabilidade do nosso percurso na direcção da perfeição.

Informações acerca da justiça sublime de Deus que afinal a ninguém pune, dando-nos a conhecer os motivos dos nossos sofrimentos e apontando de forma inequívoca o caminho da nossa felicidade.

Todo isto envolto numa lógica racional de todo irrefutável, perfeitamente harmonizada com o que desde sempre nos foi transmitido, tornando claro a todos nós o sentido das palavras de Jesus.

Todos os esforços de bondade dos espíritos da verdade têm um único e simples objectivo… ajudar cada um de nós a encontrar o caminho do amor, dando-nos as suas mãos e com elas ajudar-nos a percorrer esse percurso.

É possível que os espíritos de luz que nos transmitem estes conhecimentos sejam os mesmos que nos ensinam, por exemplo, que afinal há vida em Júpiter?

Um abraço amigos

Taprobana

Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

vida em outros planetas

Mensagem  fausto em Sab Mar 14, 2009 10:34 am

Caro amigo

Primeiramente, a ciencia não pode dizer que não existe apenas porque não encontrou, aliás a vida encarnada como voce fala, dentro de um raciocinio logico é bem possível que exista, e este fato é aceito por muitos cientistas, ou seja vida inteligente fora da terra levandos-se em conta que o universo é infinito.
A vida em júpiter pode ser toda espiritual ou de uma matéria que foge aos instrumentos que dispomos. Talvez o espírito que respondeu que havia vida em jupiter não esteja errado.
Marte é outro planeta que eu vejo que é muito mencionado, principalmente aqueles que desejam prejudicar o espiritismo. Alguns relatam aquela pergunta do Livro dos Espíritos que diz que marte seria ainda mais primitivo que a terra.Pode-se pensar que o espírito errou porque atualmente as fotos de marte revelam desertos e montes de "nada".Alguns queriam ver em marte hominídeos, ou dinossauros e se frustam diante da realidade trazida pelos conhecimentos cientificos
Mas antes de descrer, vamos pensar um pouco. O que o espírito quis dizer com mais primitivo? ou mais inferior? Essa pergunta que devemos fazer. Infelizmente não foi feita mais perguntas sobre marte, mas com certeza o espírito poderia estar falando de uma realidade por nós desconhecida.O problema é que nós, seres humanos ,sempre queremos entender o universo sobre nosso ponto de vista tendo como referenciais nossa realidade.

fausto

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/03/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vida em outros planetas do nosso sistema solar.

Mensagem  Marcio Almeida em Qui Ago 11, 2011 9:49 am

Temos que ser muito cautelosos com os conhecimentos que nos são passados através da literatura espirita, não podemos fazer delas dogmas de uma fé cega, como fizeram e o fazem os católicos e outros segmentos religiosos, mesmo porque Kardec diz que se em algum momento a ciência provar, o contrário daquilo que os espiritos dizem, o correto é acatar as descobertas da ciência.
O que podemos constatar até o momento (10/08/2011), é que não foram encontrados nenhum vestigio de vida biológica em Marte ou Jupiter, se existir algum tipo de vida lá provavelmente serão organismos muito simples, e qualquer outro tipo de vida mais complexa, para sobreviver lá teriam que ter um constitução fisica muitissimo mais sutil do que as nossas, portanto não poderiam caracterizar como seres encarnados. Lembrando-vos de que até os nossos perispiritos, tem uma constituição fisica sutil mas que na maior parte das vezes, necessitam de alimentação adequada e de repouso para restabelecer suas forças.

Penso que estas questões deveriam ser questões secundárias à todos os Espiritas, deveriamos deixar essas perguntas a cargo da ciência.
Nossa meta principal deve ser o aprimoramento de nós mesmos e o auxilio ao próximo, discussões como estas as respeito de vida em outros planetas, são estéreis e não nos melhoram em nada...

Um abraço a todos..

Marcio Almeida

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo o que está escrito nas obras de Allan Kardec foi ditado por Espíritos da Verdade?

Mensagem  Lightness em Qua Out 03, 2012 6:08 am

As mensagens psicografadas que foram incluídas na codificação espírita têm autoria muito diversa e raras são as de espíritos perfeitos.
A obra de Allan Kardec é ótima em seu conjunto, mas há algumas falhas que pessoas mais atentas logo percebem.
Com relação à vida em outros planetas, segundo relatos de alguns espíritos, ela está dimensionalmente separada da vida na Terra, existem nos outros planetas tipos de matéria invisíveis e inapreciáveis aos nossos sentidos e equipamentos. Sabemos por exemplo que o umbral está relacionado à Terra e que é uma dimensão bastante densa em termos de constituição física, mas ele é totalmente inapreciável aos sentidos de um ser humano comum. O mesmo se dá em relação às colônias espirituais, médiuns relataram que ficam no céu, mas logicamente ninguém as pode ver, mais uma vez isso se explica pela separação dimensional. Os encarnados não enchergam os espíritos, a menos que sejam médiuns videntes, o que não quer dizer que eles não existem, mas seus perispíritos são matéria de outro padrão vibratório.
Nas obras espíritas importantes há grandes verdades, o que falta às mais das vezes é uma explicação completa sobre determinados temas.
Na época de Allan Kardec, ainda não tínhamos a exploração espacial, portanto as pessoas não sabiam perguntar certas coisas.
Outro comentário que tenho, é que é difícil se tornar espírita convicto, o título é dado pela espiritualidade superior a pessoas bastante persistentes, se a pessoa precisa de um esclarecimento, um dia este virá por via da mediunidade ou pelo menos de uma intuição.

Lightness

Mensagens : 16
Data de inscrição : 25/09/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo o que está escrito nas obras de Allan Kardec foi ditado por Espíritos da Verdade?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum