Fórum de Estudo Espírita
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SENHORES DO KARMA - REALIDADE OU DOGMA?

2 participantes

Ir para baixo

SENHORES DO KARMA - REALIDADE OU DOGMA? Empty SENHORES DO KARMA - REALIDADE OU DOGMA?

Mensagem  jrkunde Sáb Jul 11, 2009 11:26 am

Ola Prezados amigos.
Gostaria de obter esclarecimentos dos espiritas que são assiduos leitores de centenas de obras do André Luiz e outros sobre uma questão de uma filosofia nova que apareceu neste milênio, que é o da Grande Fraternidade Branca.
Eu coloquei esta questão neste tópico porque coincide com o assunto DO MESMO.

Segundo os ensinamentos , alguns é ,claro, existe um chamado conselho Kármico, que é composto por alguns mestres ascensionados (seres que não precisam mais encarnar, pois estariam libertos da roda de reencarnações, segundo esta filosofia) e que controlam e julgam cada individuo depois da morte.

Parece bonitinho, mas há um problema que não se encaixa na lógica espirita. Eu não me recordo de ter lido absolutamente nada sobre estes senhores do karma, no livro dos espiritos e no livro dos médiuns. Se a lei da ação e reação é universal, porque necessariamente teriamos que ter seres que controlam isto supostamente para nós? Não bastaria nossos espiritos guias? Teriamos que passar hipoteticamente por um conselho julgador que pesa tudo que fizemos na ultima vida? Estranho...

Sabemos que há espiritos guias, um espirito simpatizante, geralmente familiar que nos ajuda no outro plano, etc e tal.
Mas alguém tem conhecimento de algum relato psicografado de espiritos que tenham encontrado este dito conselho kármico?
Notem que segundo esta filosofia, cada pessoa seria obrigada a ter uma audiência com estes seres, 7 ao total, se não me engano. Mas e cade os relatos psicografados confirmando este ensinamento desta grande fraternidade branca?

Eu gostaria que alguém pudesse me esclarecer se de fato, há relatos do pós-vida de espiritos que tiveram que passar por este conselho para reencarnar novamente.

obrigado

atenciosamente

Jrkunde

jrkunde

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SENHORES DO KARMA - REALIDADE OU DOGMA? Empty Re: SENHORES DO KARMA - REALIDADE OU DOGMA?

Mensagem  Andre Souza Dom Jul 26, 2009 7:30 pm

Caro jrkunde,

A idéia de "senhores do Karma" é relativamente comum em algumas outras doutrinas (reencarnacionistas) que não o Espiritismo.

Geralmente, quando há alguma influência teosofista, surge essa história de "mestres ascencionados" (dentre os quais um tal Saint Germain - que muitos dizem estar encarnado há mais de 400 anos, pasme! - é sempre citado) e etc.

Noutras doutrinas, a referência é relativo a uma coletividade de espíritos que, por assim dizer, auxiliam justamente na movimentação e execução do Karma. Vc pediu uma referência psicografada, segue uma então: Libertação, de André Luiz.

Importante denotar que toda informação dos 16 livros da Série Nosso Lar se referem ao que ele teve por experiência e o que entendeu dela. No caso específico do livro citado, há uma certa tendência à demonização do contexto, o que não interfere muito na compreensão.

Outra coisa que é bastante importante destacar é que nem o termo Karma nem toda a sua significação foram abraçadas pela Doutrina Espírita. O que foi passado como a Kardec como "causa e efeito" foi uma parcela ínfima do que diz toda a doutrina do Karma.

Logo, em teoria seria errôneo, "espíritamente" falando, o uso do termo "Karma". Quanto mais "senhores" dele. rabbit

Grande abraço.

Andre Souza

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SENHORES DO KARMA - REALIDADE OU DOGMA? Empty Re: SENHORES DO KARMA - REALIDADE OU DOGMA?

Mensagem  jrkunde Seg Jul 27, 2009 4:27 pm

Vero! Karma é um termo do oriente, que infelizmente ou felizmente, dependendo do ponto de vista, já está bastante cristalizado pelos ocidentais que acreditam em lei da causa e efeito. Mas que sea tornou simplista demais, qualquer coisa é... pagando karma, karma para cá e para lá, e nestas horas é preciso muita CALMA, com tanto karma.
Mas voltando ao nosso assunto, e obrigado por ter respondido a este tópico, se segundo o André Luiz existe um grupo de seres que cuidam ou orientam o transito das almas, não quer dizer que seja o fatidico conselho karmico tão citado na teosofia, e sim apenas um grupo de espiritos superiores que dão uma mão para aquelas almas que ainda precisam ser orientadas quanto a suas ações, e que alias são muitas, milhares, na verdade. Existiriam varios grupos, centenas deles para auxiliar às almas o melhor caminho para uma encarnação futura e o pagamento das dividas contraidas pela falta de observância à lei de Deus.
Pela lógica, tal conselho karmico, seria absurdo por si só! Pois acessorar bilhões de almas ,apenas com um grupo de 7 seres... as almas ficariam numa fila de espera milhares de vezes pior que o do SUS só para ter uma audiÊncia com estes senhores do Karma. Teriamos que pegar senha, e sermos atendidos daqui há 50 anos, enquanto isto ficariamos a fantasmagoriar nossos familiares, ou ficar no mundo dos espiritos fazendo outras coisas, até ser atendido daqui há anos pelo tal conselho. Seria um absurdo, e não sei como tem gente que acredita nisto, sem usar a lógica ou o bom senso , ou a inteligencia que Deus nos deu, que usamos tão pouco.

Bem, para nós, não deixa de ser um dogma, um dogma muito mal contado, entre outros. Mas modas vem, e modas vão. O dia que as pessoas começarem a usar mais a inteligencia e criticar seus dogmas, as coisas em muitas religiões muda para melhor. Porém, como a Terra é um planeta de expiação e a perfeição não faz parte dela, esperar perfeição de uma filosofia ou religião é insanidade.

Abraços

Jorge Kunde Laughing

jrkunde

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SENHORES DO KARMA - REALIDADE OU DOGMA? Empty Re: SENHORES DO KARMA - REALIDADE OU DOGMA?

Mensagem  Andre Souza Seg Jul 27, 2009 5:24 pm

Pois é, Jorge.

E todo mundo só encara "Karma" como coisa ruim. No conceito "original", por assim dizer, é dos dois lados. Existe Karma "bom" como existe Karma "ruim". Aliás, o termo, por si só, significa "ação". Smile

Mas o que citei de André Luiz, Jorge, é uma referência parecida ao conceito de "senhores do Karma", mas ele mesmo demonizou muito a história. É uma ilustração, mas não uma definição, tá?

Não seria exatamente um processo de "orientação", mas antes um processo de "movimentação". Numa comparação tosquíssima (aliás, se for participar mais do forum, vc vai ver que comparações toscas são minha marca registrada), são espíritos que auxiliariam numa certa "protelação" ou "adiantamento" das reações, fruto das ações de cada indivíduo. É uma coisa um bocado complicada pra explicar por aqui.

Mas ao observar a Teosofia, recomendo que vá às fontes, junto aos livros da russa Helena Blavatsky. Basicamente, foi com ela que o movimento teosófico tomou corpo e força.

E vc disse: esperar perfeição de uma filosofia ou religião é insanidade.

Meu lado umbandista não deixa passar: isso inclui a Doutrina Espírita? Smile

Aliás, caí de paraquedas no forum justamente pesquisando algo semelhante por "senhores do Karma" =)

Abraços!

Andre Souza

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SENHORES DO KARMA - REALIDADE OU DOGMA? Empty Re: SENHORES DO KARMA - REALIDADE OU DOGMA?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos