Fórum de Estudo Espírita
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Espiritismo e o Racionalismo Cristão.

Ir para baixo

O Espiritismo e o Racionalismo Cristão. Empty O Espiritismo e o Racionalismo Cristão.

Mensagem  Wilson Moreno Sáb Abr 26, 2014 3:46 pm

O Espiritismo e o Racionalismo Cristão.

1) O Espiritismo ou Doutrina Espirita codificada pelo Mestre Allan Kardec coloca vários princípios doutrinários do Racionalismo Cristão, sendo que o Mestre Luiz de Mattos estudou as Obras de Allan Kardec para conhecer os princípios dessa Doutrina.
Vejamos, o Mestre Kardec coloca em seus Livros que, não existe milagres, não existe o sobrenatural, não existe o maravilhoso, todos os fenômenos espíritas, mediúnicos ou psíquicos são fenômenos NATURAIS regulados por Leis naturais e imutáveis, esse é um principio doutrinário explanado pelo Racionalismo Cristão, a não existência de milagres e do sobrenatural.
O Mestre Kardec coloca que a fé tem que ser RACIOCINADA e não cega, ou seja, a fé tem que ser Racional, devemos raciocinar para acreditar em alguma coisa.
O Mestre Luis de Mattos coloca que o ser humano tem que ter um pensamento Racional, livre do misticismo e das fantasias, pela fé racional vamos chegar ao pensamento raciocinado.
Deus é a Inteligência Suprema a Causa primaria de todas as coisas, essa Inteligência Suprema não tem forma material e nem corporal, Deus é Espírito, portanto a natureza de Deus é espiritual e não material, o Espiritismo explana isso, o Racionalismo Cristão também, Deus sendo Espírito, Ele é Luz, o Grande Foco de Luz.
Esse Grande Foco de Luz não realiza milagres e nem fatos sobrenaturais, suas Leis são naturais, eternas e imutáveis, o Criador não derroga as suas Leis, elas são Perfeitas e Absolutas, tudo é Harmonia, Sabedoria, Perfeição, Justiça, Beleza profunda na Obra Universal.

2) O Mestre Kardec fala, que no mundo espiritual ou plano astral existe muitos espíritos enganadores, mentirosos, hipócritas, mistificadores, perturbadores, vingativos e obsessores, esses espíritos inferiores são atraídos pela afinidade ou sintonia vibratória dos pensamentos, são as nossas imperfeições morais que atraem os maus espíritos, essas imperfeições morais são basicamente os maus pensamentos, vícios, maus desejos, maus hábitos e atitudes negativas.
Portanto, cada pessoa conforme seus pensamentos, sentimentos e atitudes vai atrair bons ou maus espíritos, tudo depende da nossa forma de pensar, sentir e agir.
O Espiritismo e o Racionalismo Cristão explanam a mesma coisa.
Temos que combater as nossas imperfeições morais para podermos afastar os maus espíritos ( astral inferior).
O Mestre Kardec fala em seus livros que, nenhum objeto material tem ação para atrair ou repelir os espíritos desencarnados, somente nossos pensamentos e sentimentos é que tem valor, amuletos, talismã, palavras sacramentais, sinais cabalísticos, roupas brancas, imagens de santos, velas, incenso, são coisas inúteis e místicas sem valor.
Vamos analisar nisso tudo, que a proteção espiritual quem faz é a própria pessoa conforme seus pensamentos e conduta moral, para afastar os maus espíritos eu tenho que me melhorar moralmente, cultivar pensamentos elevados, cultivar sentimentos nobres, ter atitudes corretas, honestas e dignas e praticar o Bem, a caridade e as virtudes.
A Defesa psíquica contra os maus espíritos reside nos Valores Morais.
A prece sincera é uma forma de elevar os pensamentos para Deus o Grande Foco e dessa forma a pessoa entra em sintonia vibratória com os Espíritos de Luz os Espíritos elevados, tudo reside em depurar nossos pensamentos.
Pensamentos puros, nobres e positivos vai atrair outros pensamentos elevados, o bem atraindo o bem, e dessa forma a pessoa atrai a assistência luminosa dos Espíritos Superiores.
Pensamentos mesquinhos e vulgares, pensamentos de ódio, raiva, medo, fanatismo, falsidade, egoísmo, desonestidade, racismo, vão atrair outros pensamentos negativos, o mal atraindo o mal, e dessa forma a pessoa entra em sintonia vibratória com espíritos desencarnados que pensam e sentem a mesma coisa, ou seja, espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral.
Vejamos essa questão.
Os Espíritos de Luz os Espíritos Elevados podem se aproximar de uma pessoa que esteja vibrando maus pensamentos, maus sentimentos, vícios???
Vibrações mentais com a mesma freqüência se atraem.
Vibrações mentais com freqüências diferentes se repelem.
Portanto, os Espíritos de Luz só podem se aproximar das pessoas que estejam vibrando bons pensamentos e bons sentimentos.
Nós é que temos que criar condições mentais e vibratórias positivas para podermos atrair a assistência dos Espíritos Elevados.
Tudo depende dos Valores morais e mentais das pessoas.

3) Uma outra questão muito importante no Espiritismo.
Os espíritos de Luz ou espíritos elevados, não possuem necessidades matérias, eles estão moralmente depurados dessas coisas.
Os espíritos que se apresentam em certas reuniões mediúnicas pedindo cachaça, cigarros, charutos, velas, despachos e sacrifícios de animais inocentes, são na realidade espíritos ainda apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos.
São espíritos moralmente atrasados e muitos desses espíritos podem ser maldosos, vingativos, embusteiros e obsessores.
São lobos em pele de ovelhas, cuidado.
Eu não estou criticando pessoas e nem religiões, eu estou analisando certas praticas e princípios somente isso.
O Mestre Allan Kardec e o Mestre Luis de Mattos, falam, que devemos analisar tudo que venha do mundo espiritual, pelo crivo severo da Razão e da Lógica mais rigorosa, só devemos aceitar um principio quando ele for Racional e tiver uma Moral elevada e sã.
Não podemos aceitar tudo que venha dos espíritos desencarnados sem rigoroso exame, temos que analisar, raciocinar, questionar, pensar, tudo tem que ser muito bem analisado.
Perguntamos.
Vocês acham que os Espíritos de Luz ou Espíritos Superiores vão precisar de coisas matérias, como, velas, despachos, charutos, farofa, cigarros, cachaça e sacrifícios de pobres animais??

4) A reencarnação é uma Lei da Natureza, uma Lei natural e imutável do Grande Foco ou Deus.
Essa Lei das reencarnações é a Lei do progresso moral e intelectual dos Espíritos, nenhum espírito é criado perfeito ou puro, todos são criados IGUAIS, todos tem a mesma Origem que é o Criador incriado ou Grande Foco, não existe espíritos privilegiados ou especiais na Obra Divina, todos sem exceção evoluem através de varias reencarnações, no qual eles vão se aprimorando no campo moral e no campo intelectual ate se tornarem Espíritos Superiores e Puros.
Partimos da impureza para a pureza.
Cada encarnação é uma oportunidade de crescimento e conquistas, temos que saber valorizar a nossa vida terrena como uma grande Escola de aperfeiçoamento, estamos no mundo terra é para brilhar a nossa Luz ( conquistar Virtudes) a Evolução é um processo de depuração.
Ser bom, correto, honesto, educado, cordial, trabalhador, caridoso, solidário, combater os maus pensamentos, combater os vícios, combater os maus desejos, ajudar os necessitados, respeitar e amar os animais, isso tudo significa VIRTUDES que temos que adquirir em nossa jornada evolutiva.
Evoluímos quando adquirimos as Virtudes divinas.
Nós somos filhos da Grande Luz, nós somos partículas de Luz emanadas do Grande Foco e o nosso Dever de espíritos encarnados é trabalhar para nosso desenvolvimento moral e intelectual, vale apena ser bom, praticar o Bem, o amor e as virtudes, por que, sem as Virtudes ficaremos travados em nossa Evolução.
Todos os espíritos são criados iguais, simples e ignorantes e todos evoluem mediante múltiplas reencarnações, sem favores e sem privilégios, cada espírito evolui pelo seu próprio esforça pessoal e sua luta.
Os Espíritos Superiores de hoje já foram no passado espíritos inferiores, simples e ignorantes, eles foram progredindo  como os outros espíritos.
Deus o Grande Foco é Justo e Imparcial e suas Leis naturais e imutáveis são IGUAIS para todos os Espíritos.
Todos evoluem através de varias reencarnações, essa é a Lei.
Espíritos altamente Puros e Superiores como Jesus, Buda, Hermes, Sócrates, Platão, Luiz de Mattos, Krisna e outros, já foram espíritos inferiores, simples e ignorantes de evolução primaria, e eles evoluíram através de varias reencarnações.
E os espíritos inferiores de hoje serão no futuro pela Evolução moral e intelectual Espíritos Puros e Superiores.

5)O mundo espiritual ou plano astral é regulado pela Lei da Sintonia vibratória ou afinidade moral, os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem, cada ambiente ou cada lugar tem um Padrão Vibratório próprio, formado pelos pensamentos, sentimentos e atitudes das pessoas que vivem nesses ambientes.
Os Espiritos Elevados e os Bons espíritos são atraídos para ambientes que possuem um padrão vibratório positivo, vibrações positivas atraindo outras vibrações positivas, os maus espíritos são atraídos para ambientes que possuem uma faixa vibratória baixa e densa, vibrações baixas e negativas vão atrair outras vibrações baixas e negativas.
Tudo é sintonia vibratória.
Muitas vezes os Espíritos elevados ou Espíritos de Luz não podem ajudar uma pessoa, por que, ela se encontra em um ambiente de baixas vibrações mentais, nesses lugares que predominam discussões, palavrões, brigas, fofocas, intrigas, vícios, ódio, raiva, falsidade, racismo, desonestidade, o ambiente é pesado e negativo, portanto, o padrão vibratório é baixo, sendo baixo vai atrair outras vibrações negativas e pesadas.
Os espíritos inferiores, perturbadores, embusteiros, maliciosos, obsessores são atraídos pelas vibrações mentais negativas e pesadas dos ambientes, é por isso que temos que criar um ambiente moralmente elevado com pensamentos nobres e positivos, para podermos elevar o Padrão Vibratória do ambiente e atrair a assistência luminosa dos Espíritos Superiores.
O Bem tem sintonia com o Bem.
O mal tem sintonia com o mal.

Estamos cercados por espíritos desencarnados que tem uma certa afinidade com os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, essas inteligências desencarnadas nos observam constantemente, é por isso que devemos ORAR E VIGIAR para não cairmos nas influencias espirituais negativas, a nossa AURA muda de Cor e intensidade conforme o  nosso estado mental e moral, quando estamos com pensamentos de  raiva, ódio, medo, rancor, revolta, falsidade etc...
Nossa Aura muda de Cor fica com cores escuras e turvas, e os espíritos desencarnados observam isso em nossa Aura e disso se aproveitam os maus espíritos para nos influenciar pelas intuições mentais.
Eles sabem que estamos numa faixa mental baixa devido aos maus pensamentos, eles se aproximam pela sintonia vibratória e passam a nos acompanhar esperando uma oportunidade para atacar.
Atacar como?
Intuindo ou inspirando em nossa mente pensamentos de desanimo, preguiça, revolta, ódio, desejos de vingança, inveja, ciúmes, incentivando brigas, intrigas, fofocas, vicios e ate crimes. Eles procuram alguma brecha em nossa Mente, portanto, temos que vigiar nossos pensamentos, idéias, planos, desejos e impulsos, cuidado, quando eles se estalam a coisa fica perigosa.
A terapia contra as Obsessões e as influencias espirituais negativas, esta na Disciplina Mental e Moral, mentalizar fortemente pensamentos elevados e nobres, praticar a Caridade e as Virtudes, manter uma Conduta moral reta no Cristo, cultivar a prece sincera, combater os maus pensamentos, combater os maus desejos, combater os vícios, dessa forma a pessoa consegue elevar seu Padrão Vibratório afastando os maus espíritos e atraindo os Espíritos de Luz.
Atraindo o Bem o mal se afasta gradativamente, assim como o calor afasta o frio.

A atmosfera terrena ou psicosfera esta repleta de formas pensamentos inferiores e de espíritos apegados a matéria, as paixões, aos vícios e desejos terrenos, existe milhões de espíritos desencarnados na atmosfera e na crosta terrestre, esses espíritos querem  continuar a viver a vida material, eles querem saciar seus desejos e vícios e interferir na vida dos encarnados.
Muitos desses espíritos são sofredores, outros são perturbados e perturbadores, outros são viciosos cheios de manias, vícios, desejos torpes, outros são vingativos e astutos, outros são mentirosos, embusteiros e mistificadores, outros são vampiros sugam os fluidos vitais das pessoas e também sugam os fluidos da nicotina, do álcool, das drogas, outros são maldosos sentem inveja das pessoas boas e corretas e procuram obsidiar essas pessoas, agem pela inveja do bem, são uns infelizes.
Existe outros espíritos maldosos que se agrupam em bandos ou Falanges e trabalham de forma técnica para vampirizar e obsidiar as pessoas que são invigilantes com seus pensamentos e conduta moral, são os trabalhadores do mal, entidades das sombras.
Nós os encarnados vivemos dentro dessa região espiritual inferior, por que, ela abrange a crosta e atmosfera terrena, muitos pesquisadores chamam essa região de astral inferior ou umbral.
Esses espíritos desencarnados apegados a matéria e as paixões e vícios terrenos, possuem um perispirito denso, turvo, grosseiro e impuro e eles sofrem a Lei de gravidade e ficam retidos na psicosfera terrena, para afastar esses espíritos inferiores, perturbadores e obsessores, temos que entender o seguinte, não existem milagres, não existe protecionismo divino sobrenatural, tudo depende das nossas condições mentais e morais ( condições vibratórias), pela Lei das atrações psíquicas, os iguais se atraem e os diferentes se repelem, atraímos espíritos desencarnados que se identificam com os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.
Vamos concluir disso tudo, que a Proteção espiritual quem faz é a própria pessoa, conforme seus Pensamentos e Conduta moral.
Uma pessoa correta, honesta, caridosa, cordial, digna, sem vícios, com pensamentos positivos e nobres, repele naturalmente os maus espíritos, não havendo sintonia vibratória os maus espíritos se afastam.
A Luz do Cristo repele os agentes das sombras.
Temos que cultivar as Virtudes ensinadas pelo Grande Mestre Jesus o Cristo, pensar em Cristo, sentir o Cristo, praticar os ensinamentos do Cristo, é se iluminar, e a Luz espanta a escuridão.
Nós somos filhos da Grande Luz, nós somos Luz, nós estamos na Luz, nós temos a Luz, nós evoluímos é na Luz.
Essa Luz são as Virtudes, cada virtude que adquirimos mais força teremos para afastar os maus espíritos e atrair os Espiritos de Luz.
As Virtudes esse é o caminho.

Wilson Moreno na busca da Verdade.

Wilson Moreno

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos